Fundação Pampulha

Sunday, October 02, 2005

Doenças intestinais atingem grande parte da população

Júnia Leticia

Especialidade que trata dos intestinos grosso e delgado, reto e ânus, a Coloproctologia, ou simplesmente Proctologia, é buscada, na maioria das vezes, por pacientes com constipação intestinal (prisão de ventre) e doença hemorroidária (hemorróidas). Terceira maior causa de câncer no Brasil, com milhares de novos casos a cada ano, as doenças intestinais atingem cerca de 70% da população brasileira, segundo a dra. Isabella Mendonça Alvarenga, coloproctologista credenciada à Fundação Pampulha de Assistência à Saúde. A médica esclarece, ainda, que o profissional, para estar apto a trabalhar com a especialidade, necessita ter formação em Cirurgia Geral (dependendo do trabalho que irá exercer), além de mais dois anos em Coloproctologia.

A prisão de ventre pode ser classificada como doença?
Isabella Mendonça Alvarenga
Sim. Ela possui classificação no Código Internacional de Doenças, com tratamento e propedêutica, ou seja, exames complementares ao exame clínico, que por vezes recorremos para nos ajudar a fazer seu diagnóstico. A doença é, inclusive, uma das principais causas de hemorróidas. Os vasos hemorroidários são vasos sangüíneos como quaisquer outros da anatomia humana, que, quando ficam doentes, por um motivo qualquer ou com a associação da constipação, uma frouxidão dos tecidos da região do ânus, esforço evacuatório freqüente, entre outros, causam a doença hemorroidária.

Quais os sintomas dos pacientes com prisão de ventre e hemorróidas?
IMAIntestino preso, com fezes endurecidas e esforço evacuatório. Há várias outras manifestações da doença hemorroidária, tais como um carocinho ou prolapso anal, sangramento, dor, que podem acarretar a trombose hemorroidária, que é uma coagulação de sangue dentro da hemorróida. O diagnóstico da doença hemorroidária passa, inclusive, por câncer do canal anal e do reto. Por isso, na vigência de alguma dor, alguma alteração, sangramento, ainda que muito pequeno, presença de algum carocinho, o proctologista deve ser procurado. Na grande maioria das vezes, trata-se de hemorróidas ou uma fissura, outra doença comum caracterizada por uma feridinha no ânus, principalmente por causa de evacuação com fezes endurecidas. Entretanto, temos também uma porcentagem significativa de males anais que têm complicações mais graves e, quanto mais cedo for o diagnóstico de um câncer, por exemplo, melhor as chances de cura. A respeito de câncer, algo que deve ser lembrado é o caráter familiar da doença. Sabemos que as famílias que possui algum membro com câncer de intestino têm que ser intensivamente investigadas, pois a herança, o que demanda uma avaliação do restante dos familiares, principalmente os de primeiro grau do paciente que teve a enfermidade.

Quais as formas de se prevenir a constipação intestinal e a doença hemorroidária?
IMA
Uma alimentação rica em fibras, frutas como mamão, laranja, abacaxi, ameixa, pêssego, manga, além de verduras, vegetais crus e a ingestão de líquidos. Não há nenhum alimento proibido, mas o consumo de fibras ajuda na prevenção de outras doenças anais. O sedentarismo é outro fator que auxilia no mau funcionamento dos intestinos. Uma caminhada leve, sem esforço extenuante, de 40 a 50 minutos, três ou quatro vezes por semana, é essencial para a prevenção deste tipos de doenças.

Há receio da população em buscar um coloproctologista?
IMA
As pessoas que procuram o especialista, de um modo geral, vêm encaminhadas por uma outra pessoa ou depois de muito sofrimento. E ainda assim, chegam ao consultório com receio do que vai acontecer. O exame proctológico é um exame clínico de uma região anatômica do corpo como outra qualquer, feito com muita segurança, sem nenhum movimento brusco ou traumas. O constrangimento é causado por tratar-se de uma região do corpo que nem nós mesmos conseguimos ver. Muitas vezes, para as mulheres é mais fácil expor essa intimidade, porque elas, desde muito cedo, estão acostumadas a ir ao ginecologista. Mas a especialidade vem sendo buscada cada vez mais, principalmente por causa dos trabalhos preventivos que temos feito. Hoje, a Sociedade Brasileira de Proctologia recomenda o exame proctológico de rotina após os 50 anos, mesmo para quem não tem nenhum sintoma de doenças dos intestinos grosso e delgado, reto e ânus. Queremos, com o trabalho preventivo, fazer o diagnóstico antes que a doença tenha complicações mais graves e irreversíveis, tais como o câncer de intestino.

1 Comments:

  • Meu nome é hoover, minha filha de 18 anos, Tricia foi diagnosticada com herpes há 3 anos. Desde então, passamos de um hospital para o outro. Tentamos todos os tipos de pílulas, mas todos os esforços para se livrar do vírus foram inúteis. As bolhas continuaram a reaparecer após alguns meses. Minha filha estava usando comprimidos de aciclovir 200mg. 2 comprimidos a cada 6 horas e 15g de creme de fusitina. e H5 POT. Permanganato com água a ser aplicado 2x ao dia, mas todos ainda não mostram resultado. Então, eu estava na internet há alguns meses, para procurar outros meios de salvar meu único filho. Só então, me deparei com um comentário sobre o tratamento com ervas dr imoloa e decidi experimentá-lo. entrei em contato com ele e ele preparou algumas ervas e as enviou, juntamente com orientações sobre como usar as ervas através do serviço de correio da DHL. minha filha usou-o como indicado pelo dr imoloa e em menos de 14 dias, minha filha recuperou a saúde. Você deve entrar em contato com o dr imoloa hoje diretamente no endereço de e-mail dele para qualquer tipo de desafio à saúde; doença lúpica, úlcera bucal, câncer de boca, dor no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, HIV / AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, dor de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, inflamatória Doença do intestino, doença fúngica das unhas, Doença de Lyme, Doença de Celia, Linfoma, Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer, doença de parkinson, câncer vaginal, epilepsia Transtornos de Ansiedade, Doença Auto-Imune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma , Media inflamatório auto-imune artrite ed. doença renal crônica, doença inflamatória articular, impotência, espectro do álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal. e muitos mais; entre em contato com ele no e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com./ também no whatssap- + 2347081986098.

    By Blogger AIB FUNDING., at 4:40 AM  

Post a Comment

<< Home