Fundação Pampulha

Sunday, October 02, 2005

Prevenção é maior aliada no combate ao câncer de próstata

Júnia Leticia

Responsável por tratar as enfermidades que acometem o sistema urinário, cabe ao urologista detectar o câncer de próstata, a mais grave das doenças do sistema urinário. Terceiro tipo de câncer mais comum entre os homens, o de próstata mata 27 mil pessoas por ano no Brasil e é a sexta ocorrência mais freqüente de novos casos de tumores malignos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). No mundo, o câncer de próstata representa 9,7% dos tumores malignos, de acordo com o Inca. Para o dr. Marcelo Miranda Salim, que é membro da Sociedade Brasileira de Urologia e da Confederação Americana de Urologia, o medo, a desinformação e o preconceito contribuem para o avanço da doença. O urologista alerta que quanto mais tarde se fizer o diagnóstico, mais difícil será a cura, mas ressalta que hoje vários medicamentos podem ser usados no combate da pior fase da doença, podendo prolongar em muitos anos a vida do paciente.

O
que é a próstata?
Marcelo Miranda Salim
- É uma glândula situada logo abaixo da bexiga que é atravessada pela uretra (canal da urina). Com o envelhecimento do homem, ela pode ou não aumentar de tamanho. Quando aumenta, bloqueia o fluxo urinário. Com isso, o paciente apresenta diminuição do jato urinário, gotejamento após urinar e a sensação de que ainda resta líquido na bexiga mesmo depois de ir ao banheiro. O problema também ocorre à noite, causando perda do sono e até incontinência urinária. Para esses problemas, considerados como casos benignos, o tratamento é relativamente simples. Uma cirurgia da próstata é o suficiente para desobstrução do canal urinário e o paciente volta a ter uma vida normal. Entretanto além do crescimento benigno, a próstata também pode vir a desenvolver células malignas e, neste caso, o câncer da próstata.

Quais são os sintomas da doença?
MMS
- Na fase inicial – quando realmente interessa fazer o diagnóstico, porque a cura é próxima de 90% –, o câncer de próstata não apresenta sintomas. As queixas de sangramento e alterações na micção, quando relacionadas ao câncer, vão surgir na fase avançada da doença. Vale lembrar que sintomas como dificuldade para urinar, geralmente relacionam-se com a doença benigna. A dor é um sintoma pouco verificado. Assim, esperar pelo surgimento dos sintomas pode representar evolução do caso e disseminação do tumor prostático.

Como prevenir-se da doença?
MMSPor meio de exames de toque retal e PSA que, a partir dos 50 anos, devem ser feitos anualmente. Para quem tem histórico familiar da doença, os testes precisam ser realizados após os 40 anos. O toque retal é um exame clínico em que o médico consegue detectar alterações no tamanho e na consistência da glândula prostática. Já PSA é uma proteína produzida pela próstata. A sua dosagem, presente no sangue, permite flagrar tumores de tamanho reduzido, que tendem a escapar ao toque retal. A alimentação é outro fator importante na prevenção do câncer de próstata. Alimentos ricos em gorduras e pobres em fibras podem acelerar o aparecimento do tumor em pacientes com predisposição à doença.

A incidência do câncer de próstata realmente é alta?
MMS
- O câncer de próstata é a neoplasia (tumor maligno) mais comum do homem, excluindo-se o câncer de pele. Representa a segunda causa de morte por câncer nos Estados Unidos, superado apenas pelo de pulmão. No Brasil, depois do câncer de pele e de pulmão, o de próstata é o de maior incidência na população masculina e vem ganhando terreno, atingindo, só no país, 280 mil homens por ano, matando cerca de 10% deles.

Quais são os fatores de risco no desenvolvimento desse tipo de câncer?
MMS
- O risco do câncer da próstata aumenta naturalmente com o envelhecimento do homem. Mas, além da idade avançada, os antecedentes familiares triplicam o risco de se contrair a doença. A exposição a substâncias químicas utilizadas na indústria de fertilizantes, dietas ricas em gordura animal, o fumo e o uso de esteróides anabolizantes também contribuem para o surgimento do câncer.

Ainda existe medo e preconceito quanto ao exame da próstata?
MMS
- O medo e o preconceito com relação ao exame de toque retal têm diminuído, mas ainda são barreiras a serem superadas no combate à doença. Por muitos anos foi incutido na cabeça dos homens que o exame diminui a masculinidade e é doloroso, o que não é verdade. O exame é simples, rápido, indolor e, principalmente, indispensável no diagnóstico. Em média, o exame não demora mais do que um minuto. Apesar da rapidez, o toque retal ajuda muito no diagnóstico dos pacientes, pois em 20% dos casos de câncer de próstata o exame de PSA apresenta uma dosagem normal.

1 Comments:

  • Meu nome é hoover, minha filha de 18 anos, Tricia foi diagnosticada com herpes há 3 anos. Desde então, passamos de um hospital para o outro. Tentamos todos os tipos de pílulas, mas todos os esforços para se livrar do vírus foram inúteis. As bolhas continuaram a reaparecer após alguns meses. Minha filha estava usando comprimidos de aciclovir 200mg. 2 comprimidos a cada 6 horas e 15g de creme de fusitina. e H5 POT. Permanganato com água a ser aplicado 2x ao dia, mas todos ainda não mostram resultado. Então, eu estava na internet há alguns meses, para procurar outros meios de salvar meu único filho. Só então, me deparei com um comentário sobre o tratamento com ervas dr imoloa e decidi experimentá-lo. entrei em contato com ele e ele preparou algumas ervas e as enviou, juntamente com orientações sobre como usar as ervas através do serviço de correio da DHL. minha filha usou-o como indicado pelo dr imoloa e em menos de 14 dias, minha filha recuperou a saúde. Você deve entrar em contato com o dr imoloa hoje diretamente no endereço de e-mail dele para qualquer tipo de desafio à saúde; doença lúpica, úlcera bucal, câncer de boca, dor no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, HIV / AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, dor de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, inflamatória Doença do intestino, doença fúngica das unhas, Doença de Lyme, Doença de Celia, Linfoma, Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer, doença de parkinson, câncer vaginal, epilepsia Transtornos de Ansiedade, Doença Auto-Imune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma , Media inflamatório auto-imune artrite ed. doença renal crônica, doença inflamatória articular, impotência, espectro do álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal. e muitos mais; entre em contato com ele no e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com./ também no whatssap- + 2347081986098.

    By Blogger AIB FUNDING., at 4:41 AM  

Post a Comment

<< Home